Empatia é a capacidade de entender e experimentar uma condição ou sentimento a partir da perspectiva de outras pessoas. De uma forma mais simples, é a capacidade de se colocar no lugar do outro.
Estudos sobre o comportamento humano mostram que a empatia é uma resposta humana universal que pode ser detectada fisiologicamente. Isto explica porque nos emocionamos ou ficamos aflitos diante de imagens de pessoas desconhecidas em tais condições, da mesma forma que nos mobilizamos para socorrer e aliviar o sofrimento de vítimas de catástrofes.
É certamente um dos aspectos do comportamento que nos torna mais humanos, aumentando as respostas de solidariedade e altruísmo.
Na partida do Brasil, nesta sexta, contra a Colômbia, tivemos uma aula de grandeza, humanidade e espírito esportivo que estão além das disputas e busca de títulos.

Quando James Rodriguez e Marcelo, sem se importar com o jogo que segue adiante, param para socorrer Neymar, que chora de dor no chão, é a dor do outro que fala mais alto que o calor da disputa.
Quando, ao final do jogo, David Luiz, Marcelo e Daniel Alves consolam James Rodrigues, eles enxergam, além do adversário, uma pessoa que, como eles, deu o seu melhor para chegar à vitória e sofre por não ter conseguido.
Esta demonstração de empatia é uma vitória além dos títulos, é a vitória da humanidade e do melhor que podemos manifestar.
